Umas das pontas mais frágeis da economia, pequenas e médias empresas passam por grandes dificuldades durante a pandemia do novo coronavírus. Nesta SpaceDica, você pode conferir algumas iniciativas que estendem uma mão aos PMEs durante este momento difícil.
1. Apoio de especialistas
A KMPG, uma das grandes empresas de auditoria, disponibiliza gratuitamente consultores tributários para as micro e pequenas empresas brasileiras. Podem se beneficiar do programa empreendedores com faturamento anual de até R$ 40 milhões, para esclarecer também questões trabalhistas e fiscais.
Para participar, basta se inscrever no formulário. Em até 48 horas, a empresa vai entrar em contato com telefone para marcar uma conversa com o especialista.
2. Conhecimento de todas as áreas
As empresas Octadesk, Ramper, Gama Academy e Runrun.it oferecem um portal gratuito de conteúdos diversos para ajudar os PMEs a passarem pelo período difícil. São materiais sobre Negócios, Vendas, Atendimento, Recursos Humanos, Marketing e Gestão de equipe com diversas dicas.
Leia mais: 7 dicas para micro, pequenas e médias empresas sobreviverem à crise
3. Adaptação para o online
Com o isolamento social, estar presente nas plataformas digitais se tornou essencial. Para pequenos negócios locais se adaptarem a essa realidade, a Resultados Digitais lançou o projeto #FortalecerParaCrescer, para profissionais de marketing e vendas. Basta acessar a central de recursos online para conhecer estratégias digitais eficientes, na forma de cursos e ferramentas.
4. Para os restaurantes
O aplicativo iFood disponibiliza um curso online gratuito para que estabelecimentos como bares e restaurantes melhorem sua gestão em meio ao covid-19. Abordando temas como marketing e finanças, as aulas dão dicas também sobre relação com fornecedores e equipes. São 12 horas de conteúdo, com emissão de certificado, disponíveis no link.
5. Ajuda para os negócios locais
A plataforma Pertinho de Casa conecta produtores rurais, pequenos comércios e consumidores. Basta se inscrever no site, informando produtos e área de delivery. Com o CEP, o cliente pode encontrar negócios locais e negociar a compra via Whatsapp.