Ibovespa
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta terça-feira (20) em alta, retornando à marca dos 100 mil pontos. Os ganhos de hoje foram puxados pelas altas da Petrobras e de bancos como BTG Pactual, Bradesco e Banco do Brasil, além do otimismo nas bolsas de NY.
Ao final do pregão, os ganhos foram de 1,91%, aos 100.539 pontos.
O dólar também subiu. A moeda norte-americana teve leve valorização de 0,12%, cotada a R$ 5,611.
Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
- Nikkei 225 (Jap): 0,44% ↓
- Shangai Composite (Chi): 0,47% ↑
Europa (encerrados)
- DAX 30 (Ale): 0,92% ↓
- FTSE 100 (Ing): 0,07% ↑
- CAC 40 (Fra): 0,27% ↓
EUA (encerrados)
- Dow Jones: 0,40% ↑
- S&P 500: 0,47% ↑
- Nasdaq: 0,37% ↑
Nos EUA
Hoje é o último dia para aprovação de um pacote de estímulos nos Estados Unidos. Isso porque republicanos e democratas correm contra o tempo antes da eleições presidenciais em 3 de novembro. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, discutiu o assunto ontem com o secretário do Tesouro americano, Steve Mnuchin. No entanto, ainda não há consenso sobre o assunto, o que pode diminuir o apetite ao risco dos investidores hoje.
Balanços
A temporada de balanços do terceiro trimestre, que começou no Brasil na semana passada, começa a ganhar corpo nesta semana. Hoje, depois do fechamento dos mercados, é a vez da Neoenergia divulgar seus números.
Em Brasília
Com o noticiário político relativamente calmo, o investidor local pôde respirar com certa tranquilidade. A falta de novidades sobre mais gastos, o que ameaçaria a já delicada situação fiscal brasileira, também foi um ponto positivo.