O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta quinta-feira (17) em queda de 0,39%, totalizando 105.015,77 pontos.
Dólar
Em contrapartida, o dólar comercial terminou a sessão em alta de 0,385%, cotado a R$ 4,169.
Veja os principais fatores que estão influenciando as movimentações dos marcadores:
Brexit
Na Europa, as notícias são de que o Reino Unido e a União Europeia já encontraram uma solução para o Brexit. O presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson já anunciaram ter o acordo fechado, tendo sido alcançada uma solução para a questão das Irlandas.
De acordo com o presidente da Comissão Europeia, as negociações estão focadas no protocolo para a Irlanda e “procuraram identificar uma solução mutuamente satisfatória que dê resposta às circunstâncias específicas dessa ilha”.
Reformas no Senado e na Câmara
Segundo a Agência Brasil, o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai debater hoje (17) com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, uma agenda para depois da aprovação da reforma da Previdência.
Além disso, a reforma tributária, pacto federativo e reforma administrativa devem ser debatidos também.
Estrangeiros saem da bolsa
Ontem, a redução da posição comprada dos investidores estrangeiros na bolsa nacional caiu. No acumulado de outubro, o resultado agora é deficitário em R$ 10,132 bilhões.