Diversificar a carteira de investimentos significa, também, não concentrar suas ações em um único setor. Assim, muitas vezes investidores se encontram na situação de escolher entre duas empresas concorrentes. No varejo, a pergunta muitas vezes é: investir no Magazine Luiza ou na Via Varejo?
Para ajudar na decisão, reunimos nesta SpaceDica algumas informações importantes sobre as duas companhias. Enquanto a ação do Magazine Luiza teve valorização estrondosa nos últimos anos, impulsionada pelos investimentos da companhia no digital, a Via Varejo é vista por muitos como o próximo case de sucesso do varejo.
Indicadores fundamentalistas
Os indicadores fundamentalistas, como dividend yield e ROE, populares entre investidores, funcionam bem para comparar empresas do mesmo setor. Claro que um indicador apenas não é suficiente para uma análise completa e não excluem outros pontos importantes, como a governança e o histórico da companhia, mas podem ser úteis como mais uma ferramenta.
Confira abaixo a comparação de alguns dos principais indicadores para Magazine Luiza e Via Varejo:
Indicador | Magazine Luiza | Via Varejo |
Dividend yield | 0,13% | 0,00% |
P/L (Preço/Lucro) | 433,36 | -24,10 |
P/VPA (Preço/Valor Patrimonial) | 21,50 | 5,53 |
ROE (Retorno sobre o Patrimônio) | 4,96 | -22,96% |
ROIC (Retorno sobre o Capital) | 8,63% | -9,63% |
Dívida bruta | R$ 1.664.780.000 | R$ 8.342.000.000 |
Liquidez média diária | R$ 1,1 bilhão | R$ 1 bilhão |
Fonte: Yubb. Consulta em 29/10
Você pode saber mais sobre como usar esses indicadores na sua análise nesta SpaceLive, que conta com a participação do analista chefe da Necton, Glauco Legat.