Taxa Selic: por que você deve acompanhar esse índice?

taxa selic

Você sabe o que é a taxa Selic? Como ela tem efeito direto na economia do país e nas principais operações financeiras, como a caderneta de poupança, o cartão de crédito e o crediário em geral, é importante que você entenda a fundo seu funcionamento. Assim, terá mais condições de gerenciar seu dinheiro de forma inteligente.

Nesta Spacedica você verá o que é e como ela é determinada e qual sua influência no mercado e no mundo dos investimentos. Quer se preparar para investir ou aplicar seu dinheiro de maneira mais efetiva? Então, veja agora o que fazer! Boa leitura!

O que é Taxa Selic?

A taxa Selic pode ser entendida como a taxa básica de juros da economia brasileira. Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Ela é uma referência para o mercado bancário nacional e internacional, sendo usada para realizar financiamentos de duração de um mesmo dia, também chamados de overnight.

O valor da Selic é determinado pelo Copom (Comitê de Política Monetária), formado por diretores do Banco Central, que se reúne oito vezes por ano. Nessas ocasiões, o Copom avalia a situação econômica para decidir se deve manter, diminuir ou aumentar a taxa básica de juros no Brasil.

Taxa Selic Over vs. Taxa Selic Meta

A taxa Selic Over é aquela que é praticada quando um banco empresta seus recursos para outros, utilizando títulos públicos como garantia.

Já a taxa Selic Meta é a que normalmente é divulgada nos noticiários, representando a taxa básica da economia, servindo como modelo para as demais taxas praticadas no mercado. Assim, a tendência é que seja a menor taxa de juros existente no país.

Como a taxa Selic influencia os investimentos?

Veja, agora, como as variações na taxa impactam o mundo dos investimentos e o seu dia a dia.

Títulos Públicos

Um dos impactos mais imediatos das mudanças na Taxa Selic é no título que é automaticamente indexado a ela, o LFT, também conhecido como Tesouro SELIC. Com esse tipo de investimento, quando há aumento na taxa, há também maior rentabilidade. Ao mesmo tempo, se houver redução, existirá menor rentabilidade.

Poupança

A conta para o lucro da poupança considera o valor atual da taxa Selic. Ou seja, caso ela esteja em valor acima de 8,5% ao ano, o rendimento será de 0,50% mais a famosa TR (que influencia o rendimento da poupança e de alguns contratos de empréstimo). Porém, se a Selic estiver em 8,5% ou menos, o lucro será de 70% da taxa Selic em vigor.

CDI

CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um tipo de título privado e interbancário. Ou seja, é utilizado apenas entre bancos nos empréstimos de curto prazo. O valor dele é definido a partir da Selic Over. Dessa maneira, a taxa Selic e o CDI são próximos.

Como os empréstimos são realizados à Selic e recebidos em CDI, eles precisam ser semelhantes para que as operações não gerem lucros ou prejuízos.

Transações do dia a dia

Como você viu, a Selic é a base das principais operações financeiras do país. Dessa forma, também o cartão de crédito, cheques especiais e crediários são afetados com o aumento ou diminuição da taxa. Com o aumento, a tendência é que os juros sejam maiores para fazer compras a prazo e pegar empréstimo. O contrário se espera quando a taxa é menor.

Entretanto, nem sempre o consumidor vê os frutos da baixa na taxa da Selic rapidamente. Além de impostos como o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras), há outros custos envolvidos, bem como o risco da inadimplência e o lucro das instituições.

Como encontrar boas oportunidades?

Com uma baixa taxa Selic, em alguns casos, como a poupança, há a chance de que a inflação seja maior que o rendimento do período. Com isso, seu dinheiro seria corroído com o tempo. Para evitar isso, procure aplicações que paguem acima de 100% do CDI. Vale lembrar, entretanto, que você deve considerar os riscos que envolvem cada tipo de aplicação.

Também é opção investir na Bolsa de Valores. Com uma taxa Selic mais baixa, o consumo aumenta e o lucro das organizações pode subir. Assim, também é possível encontrar na renda variável ótimas opções de investimento, considerando o seu perfil de investidor.

Então, agora que você sabe como a taxa Selic influencia toda a economia, bem como os investimentos que você pode fazer, é hora de estudar quais são as melhores formas de não só poupar o seu dinheiro, mas também ter retorno financeiro com ele.

Quer saber como investir? Converse com um consultor da SpaceMoney sobre as melhores opções para o seu perfil.