Conheça os 7 melhores aplicativos financeiros

aplicativos financeiros

De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 48% dos brasileiros não têm controle do que ganha ou gasta. Por isso, as consultorias e os downloads de aplicativos financeiros têm crescido exponencialmente.

A tecnologia é uma aliada importantíssima no que diz respeito à educação financeira, pois permite que as pessoas disponham de um controle efetivo sobre as despesas e receitas e, ainda, busquem alternativas de investimentos para conquistar seus objetivos.

Publicidade

Tendo isso em vista, trouxemos uma lista fabulosa de 7 aplicativos financeiros que você precisa experimentar agora mesmo. Acompanhe a leitura e confira!

1. Organizze

Como o próprio nome já dá a entender, a intenção desse aplicativo é realmente organizar a sua vida financeira passo a passo, tendo a premissa de descobrir onde e com o que você gasta mais o seu dinheiro. Você pode reunir todas as informações necessárias para realizar os devidos cálculos de ganhos e gastos, separando os custos fixos dos variáveis, inclusive.

A interface é simples e intuitiva, tendo relatórios descomplicados e categorizações na medida para suas necessidades, uma vez que é preciso identificar os possíveis gargalos nas despesas para não ficar no vermelho. Para quem deseja recursos como marcar lançamentos em tags, acessar múltiplas contas e cartões, criar metas e demais fatores relevantes, existe também a versão premium.

Android | iOS

2. BillTracker

Se você tem memória igual à da Dory, de Procurando Nemo, então uma alternativa que fará sentido na sua trajetória financeira é o app BillTracker. O objetivo do app é rastrear as datas das suas faturas e, com isso, tabelar todos os vencimentos de acordo com as datas próximas, a fim de notificar o que você tem de pagar e quando.

É uma forma muito simples de controlar contas de água, condomínio, cartão de crédito, telefone e demais faturas, inclusive com funções para exportar seus dados em arquivo de Excel. Como a tecnologia não se limita apenas ao smartphone, a curiosidade desse aplicativo é poder utilizá-lo no Apple Watch também, de maneira que consiga acrescentar as informações de forma bem mais rápida.

iOS

3. Guiabolso

Com mais de 10 milhões de instalações, o Guiabolso tem a prerrogativa de ser um dos aplicativos financeiros com mais funções complexas e que necessitam de permissão, tal como a integração direta com suas contas bancárias e cartões de crédito. Com isso, você pode visualizar as suas informações financeiras de forma centralizada. Não é necessário adicionar tudo o que gasta, afinal, o aplicativo já sincroniza os dados.

É possível criar orçamentos para planejar seus gastos essenciais e verificar se a sua saúde financeira está coerente, visando sempre a intenção de poupar para investir de acordo com os seus objetivos. Ainda pensando em facilitar a vida de quem utiliza o app, torna-se possível contratar empréstimos e fazer comparativos de taxas — algo que é útil para aqueles que necessitam de dinheiro o quanto antes.

Android | iOS

4. Mobills

Disponível não apenas nos dispositivos móveis, mas também no computador, o Mobills permite que você tenha um dashboard completo da sua situação financeira. É possível categorizar as receitas e despesas de maneira simples. Você terá acesso a gráficos modernos e relatórios condizentes com a sua atual situação. Assim, você terá as informações necessárias para projetar uma tomada de decisão sobre seus gastos.

No intuito de ter um backup completo, você pode exportar os seus dados para planilhas e contar com o armazenamento automático na nuvem. Com isso, é possível também gerenciar as despesas por geolocalização, ter extratos detalhados, criar metas financeiras e receber notificações de bancos e fintechs para ficar de olho em tudo.

Android | iOS

5. Minhas Finanças

Com uma interface verticalizada e de entendimento simples, esse é mais um dos aplicativos financeiros que permite um controle intenso sobre as finanças pessoais. Nele você visualiza como está o seu fluxo de caixa inicial, atual e previsto. Além de ter várias categorizações de receitas, despesas e transferências, você pode personalizar as contas e categorias com diversos ícones, inclusive dos bancos.

Pensando em um planejamento mensal contundente, na versão premium é possível realizar orçamentos do que ganha e gasta, calcular investimentos e encargos de boletos vencidos, propor metas, controlar a situação do cartão de crédito, entre outros fatores. Os relatórios costumam ser bem completos para que você estabeleça pesquisas de todos os tipos, até mesmo buscando por tags e recorrência da conta.

Android

6. App Renda Fixa

Partindo do princípio de que suas contas estão controladas, é preciso focar em investimentos para tirar os sonhos do papel e transformá-los em metas palpáveis. Certo? Pois bem, o app Renda Fixa tem a missão de ser um gestor de investimentos do seu público, tendo em vista que conta com várias abas explicativas sobre CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto e assim por diante.

Você pode fazer um teste para conferir seu perfil de investidor, aprender os termos econômicos e visualizar indicadores que evidenciam a taxa de juros, a inflação, o câmbio e as criptomoedas. Então, por lá é possível verificar o ranking das melhores instituições e simular seus investimentos conforme o prazo que estipular, número de aportes e, principalmente, seu objetivo financeiro.

Android | iOS

7. TradeMap

Sem dúvidas, o TradeMap desponta como um dos melhores aplicativos voltados para investimentos, especialmente em relação à renda variável. Com um cadastro simples, o usuário pode visualizar diversos tipos de carteiras de ações para que planeje seus aportes e se familiarize com os índices da B3.

Por lá é possível visualizar o histórico das empresas, ver informações fundamentalistas e analisar a movimentação dos gráficos. Assim, é possível operar na bolsa de valores com muito mais consciência e controlar seus investimentos.

Além disso, no TradeMap você pode receber notificações de vários portais de notícias e dados relevantes das companhias em tempo real.

Android | iOS

Para concluirmos, como menção honrosa nessa lista, você pode também utilizar as ferramentas do Google. O Keep (bloco de notas) e o Sheets (planilhas), pois é uma forma de contribuir com os demais aplicativos financeiros e manter o controle.

Bom, se você gostou dessas informações e quer ficar por dentro das novidades, então se inscreva em nossa newsletter e tenha acesso a tudo em primeira mão!